
A 3ª edição do Bahia Beer – Festival de Cerveja de Alagoinhas, realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, movimentou a economia local, gerando impactos positivos nos setores de comércio, serviços e turismo. O evento, realizado pela Prefeitura de Alagoinhas, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, reafirmou a posição de Alagoinhas como capital baiana da cerveja e importante polo de eventos no interior.
Durante os três dias de programação, o festival contou com uma ampla estrutura, que disponibilizou áreas para consumo de bebidas, comidas e outros produtos ligados ao universo cervejeiro, como artesanato, charutos e souvenires. A movimentação também refletiu na geração de empregos temporários, ampliando oportunidades de renda para a população local.
Entre os expositores da Passarela da Cerveja, espaço destinado às marcas artesanais, esteve a Cervejaria Rodada, sediada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Pela primeira vez participando do Bahia Beer, a marca encerrou o evento com o estoque zerado. “Nós já comercializamos nossas cervejas em vários estados do Brasil. Participar do Bahia Beer certamente valeu muito a pena, tanto pela visibilidade da marca quanto pelo retorno financeiro; as vendas foram excelentes”, destacou Mellyne Zils, coordenadora comercial da cervejaria, que produz os estilos Pilsen, Lager e Session IPA.
Quem também celebrou o resultado positivo foi Carolaine Oliveira, responsável pela operação da barraca do Bar do Barbosa, que vendeu bebidas e tira-gostos próximo ao palco alternativo. “Nós conseguimos faturar bem, especialmente na segunda noite de festa. O resultado foi positivo e conseguimos finalizar as vendas com sucesso”, afirmou.
O setor hoteleiro foi outro fortemente impactado pelo sucesso do festival. Júnior Fernandes, supervisor operacional do Hotel Soft Inn, relatou a ocupação de 100% dos leitos durante o fim de semana do evento e nos dias anteriores, com a hospedagem de organizadores de atrações do festival. “Todos os apartamentos disponíveis do hotel foram ocupados. O nosso restaurante também esteve bem movimentado no almoço e no jantar. Como temos quatro meses de operação, foi uma ótima oportunidade para apresentar nossos serviços para a cidade. O impacto no faturamento foi bastante positivo, e até contratamos mais colaboradores para atender à demanda”, disse.
No Alagoinhas Plaza Hotel, o cenário foi semelhante. Segundo a administradora Taciana Liberato, o aumento da demanda exigiu reforço na equipe. “Recebemos hóspedes vindos do Rio Grande do Norte, Alagoas e de várias cidades da Bahia. Sempre que há grandes eventos na cidade, nosso faturamento cresce em relação aos outros fins de semana. Isso é ótimo para todo o setor”, afirmou.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo, os resultados do festival refletem o propósito da iniciativa. “Um dos principais objetivos do Bahia Beer é promover o desenvolvimento econômico de Alagoinhas, atraindo turistas e fortalecendo a posição da cidade como um centro turístico e cultural da região. O evento gera oportunidades, movimenta a cadeia produtiva local e contribui diretamente para o crescimento sustentável do município”, destacou Paolilo.
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