
A cidade de Alagoinhas encerrou, na noite deste domingo, 09, a segunda edição do Brazilian International Beer Awards (BBA) com festa, emoção e um novo patamar de reconhecimento mundial. Realizado pela Sol Eventos, em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas e a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e com patrocínio do Sebrae, o evento reuniu 200 cervejarias de 43 países, com cerca de 1.500 amostras avaliadas por mais de 40 jurados internacionais de 20 nações, consolidando-se como o maior concurso internacional de cervejas independentes da América Latina.
O concurso premiou algumas das melhores cervejas do mundo, com destaque para a Hofstettner Granitbock ICE, da BrauereiHofstetten (Áustria), vencedora na categoria German-Style Eisbock, para a chinesa SonhoshinGerman Style Wheat Beer, da Beijing SonhosShin &Five Star Beer Co, na categoria South German-Style Hefeweisen e para a colombiana Hechicero GrutBeer, da ÖIBröder Cerveza Artesanal, que levou na categoria Historical Beer, estilo Belgian-StyleStrong Blonde Ale. A paranaense Hank Bier, com a sua Strong Dark, na categoria Belgian-StyleStrong Dark Ale, e a Minas Bier LTDA, com sua Minas Irish Stout, na categoria Classic Irish-StyleDry Stout, fecharam as cinco primeiras colocadas.
Um momento marcante foi a assinatura do termo de cooperação entre o BBA e o China International Beer Challenge (CBC), embaixador global do China International Beer Challeng(CBC) por Tianchen Zhou, prevendo intercâmbio de jurados, promoção conjunta e apoio comercial entre os dois países. Outra parceria foi com a Copa Internacional La Pola Dorada, da Colômbia, que passa a integrar a Federação Internacional de Concursos Cervejeiros (IBCF).
Para o prefeito Gustavo Carmo, “o Brazilian International Beer Awards coloca Alagoinhas no mapa mundial da cerveja artesanal e solidifica a posição do município como a capital baiana da cerveja”. Gustavo analisa que o sucesso do evento “demonstra o potencial e a capacidade da cidade de sediar grandes eventos, fomentando o turismo, a cultura e movimentando a economia”.
“O Brazilian International Beer Awards foi um verdadeiro sucesso, superando todas as expectativas e elevando o patamar de Alagoinhas no cenário internacional. A cidade acolheu pessoas de diversas nações, promovendo um intercâmbio cultural muito rico. A assinatura do termo de cooperação com o China International Beer Challenge e a parceria com a La Pola Dorada, da Colômbia, são marcos que abrirão portas para novas oportunidades e fortalecerão ainda mais a cadeia produtiva da cerveja em nossa região”, destaca o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo.
“Foi um resultado que provou a internacionalização do BBA e que também ressaltou a qualidade da cerveja brasileira”, diz Develon da Rocha, presidente da Sol Eventos. Entre as cervejarias campeãs, a Big Jack Cervejaria ficou no topo do quadro de medalhas, seguida pela Cervejaria Karsten, a Cervejaria Salva, a Cervejaria Turatti e a Cervejaria Três Santas. “O BBA nasceu para colocar o Brasil no mapa da cerveja artesanal mundial — e conseguimos. O sucesso desta edição mostra a força dos produtores independentes e o potencial da Bahia como referência internacional”, frisa Develon Rocha.
Fotos: Joan Souza
Mín. 16° Máx. 24°