19°C 26°C
Balneário Camboriú, SC
Publicidade

Sesapi reforça ações do Novembro Azul com foco na prevenção e promoção da saúde masculina

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, com ênfase na saúde do homem, aderiu à campanha nacio...

04/11/2025 às 16h31
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, com ênfase na saúde do homem, aderiu à campanha nacional do Ministério da Saúde com o tema “Novembro Azul: um compromisso com a saúde e a segurança no trânsito”. A ação busca sensibilizar homens, gestores e profissionais de saúde sobre a importância do autocuidado e da atenção integral à saúde masculina.

A campanha deste ano tem como pilares a prevenção e controle do diabetes, a promoção da paz no trânsito e prevenção de acidentes e violências, e a valorização da saúde do trabalhador. A iniciativa reforça o compromisso com a promoção, proteção e prevenção da saúde integral da população masculina, considerando fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento.

As atividades também marcam o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, que será comemorado com uma ação, em parceria com a Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip), no Teresina Shopping, das 16h às 21h. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta cerca de 62 milhões de pessoas nas Américas, o que equivale a uma em cada 12 pessoas. A maior parte dos casos está relacionada a fatores comportamentais e ao estilo de vida. A Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que, até 2035, o número de pessoas com a doença no mundo ultrapasse 550 milhões.

A coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena, destaca que a campanha é uma oportunidade para chamar a atenção dos homens sobre a necessidade de cuidar mais da própria saúde.

“Os homens morrem mais que as mulheres, principalmente por causas evitáveis. Outro agravante é a grande incidência de doenças cardiovasculares, muitas vezes por falta de cuidado. Aproveitamos o Novembro Azul para incentivar hábitos saudáveis, o controle do diabetes, a atenção contínua à saúde, a valorização da saúde do trabalhador e a promoção da paz no trânsito como pilares de bem-estar e segurança”, enfatiza a gestora.

A recomendação da Sesapi aos municípios é que reforcem, ao longo do mês de novembro, as atividades voltadas à promoção e à prevenção da saúde do homem. A orientação tem como foco ampliar o acesso aos serviços de saúde, incentivar a busca ativa da população masculina e fortalecer o cuidado integral, especialmente nas ações de prevenção e controle do diabetes e na promoção da saúde do trabalhador.

Programação do Novembro Diabetes Azul

03/11 – Oficina Promundo – Auditório da UFDPAR, Parnaíba
05/11 – Oficina Promundo – Auditório da UESPI, Picos
05/11 – Abertura da campanha da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com PVT – Campo Maior
06/11 – Oficina Promundo – Auditório da Regional de Saúde, Floriano
07/11 – Oficina Promundo – Auditório do Ministério da Saúde, Teresina
07/11 – Jogo de futebol no Campo Ney, em parceria com PVT – Campo Maior
10/11 – Consultas médicas com urologista no Centro de Especialidades, em parceria com PVT – Campo Maior
12/11 – Ultrassonografia no Centro de Especialidades, em parceria com PVT – Campo Maior
12/11 – Palestra sobre Novembro Azul – IFPI, Teresina
14/11 – Ação do Diabetes no Teresina Shopping, em parceria com ADIPI – Teresina
14/11 – Fórum na Câmara Municipal – São Pedro do Piauí
19/11 – Ação de conscientização – Supermercado Carvalho, Teresina
23/11 – Culto ecumênico – Local a definir
26/11 – Aulão Azul na Praça da Rodoviária, em parceria com PVT – Campo Maior
27/11 – Oficina sobre manejo clínico e estratificação de risco da hipertensão arterial e diabetes – Teresina

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias