
Belém, a capital da Amazônia, ganha mais um importante espaço deconvivência, lazer e sustentabilidadecom a entrega do Parque Linear da Tamandaré, uma das principaisobras estruturantesque integram o legado da COP-30. A inauguração foi realizada na noite desta segunda-feira (3) pelo Governo do Estado e contou com a presença do prefeito de Belém, Igor Normando.
Com investimento deR$ 154 milhões, provenientes de recursos do Estado e do BNDES, o novo parque atendemais de 100 mil pessoas de quatro bairrosda capital paraense. A obra é mais umlegado da COP 30, contribuindo para a movimentação econômica local e fortalecendo o compromisso de transformar Belém em umacidade mais verde, moderna e inclusiva.

O prefeito Igor Normando destacou que o Parque Linear da Tamandaré é mais um símbolo da Belém que se prepara para receber o mundo.
“Essa é uma entrega que representa o futuro que queremos para Belém: umacidade sustentável, com maisáreas verdes, lazer e qualidade de vidapara a população. O Parque Linear da Tamandaré é um legado que vai permanecer para as próximas gerações”, afirmou.
“Nós precisamos deixar fluir, principalmente, no nosso coração o sentimento de orgulho e pertencimento por Belém. Nós estamosvoltando a ter orgulho da nossa cidadee tudo isso graças aos que acreditaram que a gente poderia fazer mais e fazer diferente”, complementou o prefeito.
Estrutura— O Parque Linear da Tamandaré oferece umaampla estrutura de lazer e convivência, comquiosques, ciclovia, parque infantil, fonte interativa, parque pet, academia ao ar livre, anfiteatroe áreas para contemplação. O espaço possui 2,5 quilômetros de extensão, totalmente urbanizados e pavimentados, com paisagismo, passarelas e cinco novas comportas que ajudam a controlar o fluxo das marés, contribuindo para a drenagem e prevenção de alagamentos. Ao longo das nove quadras revitalizadas, cerca de80 novas árvores foram plantadas, reforçando o compromisso com a arborização urbana e o equilíbrio ambiental da cidade.
Mín. 19° Máx. 26°