19°C 28°C
Balneário Camboriú, SC
Publicidade

Com estrutura grandiosa, Prefeitura de Parintins realiza maior Jogos Escolares de todos os tempos

Ouvir Notícia Nos últimos dias, os ginásios poliesportivos da cidade e o estádio Tupy Cantanhede receberam a 40ª edição dos Jogos Escolares de Pari...

15/11/2025 às 17h22
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
Compartilhe:
Foto: Sidney Simas
Foto: Sidney Simas
Ouvir Notícia

Nos últimos dias, os ginásios poliesportivos da cidade e o estádio Tupy Cantanhede receberam a 40ª edição dos Jogos Escolares de Parintins. Pela primeira vez, a participação bateu todos os recordes: mais de 2.700 estudantes atletas representando 43 escolas da rede municipal, estadual, federal e de ensino privado. Foi o maior evento esportivo escolar da história do município promovido pela Prefeitura de Parintins, na gestão do prefeito Mateus Assayag e vice Vanessa Gonçalves.

Os jogos contaram com a participação inédita de 11 escolas das comunidades ribeirinhas, mais de 300 estudantes, dentre eles, mais de 30 indígenas de sete escolas da área do Rio Uaicurapá, com uma organização que contou com mais de 250 pessoas, entre professores, treinadores, acadêmicos do curso de Educação Física, das universidades Ufam, Unopar e Unigrande e futuros fisioterapeutas da Fametro e demais voluntários.

A magnitude do evento esportivo começou gigante com uma cerimônia de abertura emocionante, resgatando memórias, unindo gerações e com o uso de tecnologia na Arena Olímpica Rubem dos Santos. A 40° edição trouxe de volta as famílias torcedoras para os locais de competição, e isso só foi possível graças à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (Seduc), que além de movimentar as praças esportivas, garantiu o aumento da renda de muitas famílias que aproveitaram os dias de disputa para comercializar diversos produtos.

Organização e sucesso

O clima foi de festa durante 13 dias de jogos, que representa, acima de tudo, a superação, não só pela busca do troféu e das medalhas de ouro, prata e bronze, mas da certeza do dever cumprido por parte de coordenadores e voluntários, que ajudaram a coordenar 13 modalidades disputadas em 2025, nas categorias mirim, infantil, juvenil e juniores. 

“A avaliação é muito positiva, um grupo muito forte, muita gente trabalhando em prol aos jogos escolares que é feita por muitas mãos e muitas instituições. Isso fez com que os jogos fossem um sucesso! Eu trabalho nos jogos desde 2011-2012 e, assim, eu posso afirmar nesse tempo que eu estou trabalhando, essa é a maior logística, maior apoio que a gente já teve da Prefeitura. Realmente, é a maior logística do maior jogos de todos os tempos, digno da sua 40ª edição”, comemora o coordenador técnico dos jogos, professor Thiago Brelaz. 

Amor pelo esporte

O que une esses atletas, sejam eles da zona rural ou da sede do município, é o mesmo sentimento que move grandes nomes do esporte mundial: a paixão que nasce nos primeiros chutes, nos primeiros arremessos, corridas, suor e lágrimas. Cada medalha em Parintins representa não apenas um troféu, mas a prova de que o esporte pode transformar vidas, elevar autoestima e criar laços que atravessam rios, estradas, matas e asfaltos, transformando a experiência esportiva em algo ainda mais especial para os jovens, que viram nesses Jogos a materialização de um sonho: ver a comunidade unida em torno do esporte, independentemente da origem.

“Eu venho de uma família constituída por atletas. Hoje representada pelo nosso sobrinho, atleta olímpico Pedro Nunes, no lançamento de dardo. Também fui atleta e hoje dirijo uma escola com mais de 600 alunos, falar sobre esporte pra mim é muito importante, e a Prefeitura esse ano, ela fez um dos maiores jogos escolares, e eu não falo só de números, revelou novos talentos, surgiu novas escolas em destaque. Tivemos a maior delegação da rede municipal nesta edição, e agradeço a todos que se empenharam. Pra mim é muito gratificante ver as crianças recebendo medalhas e gritando o nome da nossa escola”, disse emocionada a gestora da Escola Municipal Lila Maia, Adriana Cardoso.

Edição de Jogos Diferenciada
Esta foi uma edição diferenciada dos jogos. Quebrou a rotina de dezenas de crianças, adolescentes e jovens que acordam antes do sol nascer, atravessam rios de canoa e percorrem quilômetros de trilha para chegarem à escola todos os dias. Treinam em locais improvisados e ajudam o pai na roça. Crianças e  adolescente abraçam essa oportunidade dada pela Prefeitura de Parintins com muito esforço e entrega a cada competição.

“Dedico essa vitória, essa medalha à minha família que ficou na torcida por mim, aos meus professores e a minha comunidade que acreditaram em mim”. “Não conquistei medalha mais realizei um sonho de ter participado”. Depoimentos de atletas do interior que viveram a emoção e a felicidade de representar suas comunidades do campo.

Em duas semana, Parintins mostrou o seu amor pelo esporte, celebrando não só o sucesso de mais uma realização, ou da conquista de medalhas, foi além, mostrou por meio de oportunidade para todos, a transformação que o esporte semeou em cada atleta, professor e voluntário. Este foi o maior evento desses 40 anos, foi a prova viva de que, quando a paixão se une à dedicação, o futuro de toda uma comunidade também se escreve na busca por uma medalha.

Texto: Kedson Silva – SEMJEL/SECOM
Fotos: Kedson Silva e Sidney Simas
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias