
O Hub de Cuidados no centro da capital paulista é o polo do Governo de SP na região para o atendimento individualizado a dependentes químicos que se estabeleciam na cracolândia. O equipamento criado pela atual gestão estadual, no início de 2023, funciona como a porta principal de ajuda e assistência especializada para todos aqueles que precisam de apoio médico, psicológico e social para a superação da dependência.
Em quase 3 anos, o equipamento se mostrou decisivo para solucionar o fluxo de usuários estabelecido há mais de 30 na região: desde a abertura, o Hub de Cuidados soma 35 mil pacientes atendidos e mais de 28,8 mil encaminhamentos para hospitais especializados e comunidades terapêuticas.
SP tem hoje 695 leitos de internação específicos para dependentes químicos via Hub de Cuidados – 555 vagas foram abertas pela atual gestão. O Governo de SP também criou 12 Casas Terapêuticas e 10 Espaços Prevenir para ampliar a oferta de acompanhamento social, acolhimento e tratamento de longo prazo.
“Quando planejamos a integração de ações para enfrentar o problema da Cracolândia, tínhamos uma certeza: era fundamental conhecer cada uma das pessoas escravizadas pelo tráfico e pelo vício, a história delas, o nome, o CPF e como elas poderiam ser tratadas. Nesse sentido, o Hub de Cuidados se mostrou um acerto imprescindível para individualizar e humanizar o tratamento, principalmente na fase mais aguda de início”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Mín. 19° Máx. 25°