Iniciadas na última quinta-feira (06), as obras da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) para implantação dos ímãs que guiarão o Bonde Urbano Digital – BUD devem ser concluídas na próxima semana. Serão 1,3 km de ímãs instalados, sendo 1 km na Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel e 300 metros no Terminal São Roque, em Piraquara.
O objetivo é que o BUD possa demonstrar a tecnologia de guiagem autônoma em dois cenários distintos: o primeiro, em seu trajeto normal na rodovia; e o segundo, na chegada ao terminal. A utilização de ímãs confere ao sistema alta precisão de condução e manobra para embarque e desembarque.
A implantação teve início com a marcação dos pontos que deverão receber os ímãs, feita com apoio de engenheiros topógrafos para garantir a precisão dos locais de instalação. Na sequência, foi iniciada a perfuração dos pontos.
A perfuração é realizada por meio de brocas especiais, com aproximadamente 3,5 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade. Após a colocação dos ímãs, o buraco é lacrado com uma resina especial. Ao todo, 1.300 furos serão realizados, considerando que os mesmos estão dispostos a cada 1 metro de distância um do outro.
A instalação na rodovia tem sido realizada com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), visto que uma das vias está bloqueada para o trânsito. Já no entorno do Terminal São Roque, equipes da Prefeitura de Piraquara auxiliam na segurança dos usuários e das equipes.
Na terça-feira (12), equipes do projeto e do DER/PR concluíram um ajuste nas barreiras New Jersey instaladas na Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, no cruzamento com a Av. Frei Rui Guido Depine, local que deverá ser utilizado pelo BUD para acesso ao Terminal São Roque, possibilitando que o veículo realize a curva com segurança.
Já no município de Pinhais, as obras de requalificação da Av. Ayrton Senna da Silva, conduzidas pela prefeitura, deverão garantir mais conforto e segurança para a operação do BUD no local.
Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, o BUD deverá iniciar sua operação em 2025. “Todo o projeto está sendo conduzido conforme o cronograma. Após a conclusão dos trabalhos para implantação da infraestrutura necessária, diversos testes deverão ser realizados antes do início da operação com passageiros. Mas acreditamos que, se todos os testes correrem bem, devemos iniciar a operação com passageiros ainda neste ano”, afirmou.
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BUD – O Bonde Urbano Digital terá capacidade para 280 passageiros e a tarifa será a mesma do sistema metropolitano, de R$ 5,50. O tempo de viagem também será semelhante ao atual, mas com mais conforto e menor impacto ambiental. Durante a fase de testes, os ônibus que fazem o trajeto entre as duas cidades continuarão operando normalmente.
Com 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional, o Bonde Urbano Digital pode atingir até 70 km/h, velocidade superior à dos ônibus do sistema BRT, e tem vida útil estimada em 30 anos, o triplo da dos veículos convencionais.
O veículo é equipado com sensores, radares e câmeras que garantem rastreamento automático, orientação autônoma e proteção eletrônica ativa, oferecendo mais segurança nas vias, mesmo ao compartilhar espaço com outros veículos. Além de sustentável, o sistema apresenta um custo de implantação até três vezes menor que o de um VLT e pode ser implantado em um prazo de até um ano em vias de até 15 quilômetros.
Desenvolvido pela empresa chinesa CRRC Corporation, o BUD tem despertado o interesse de outros estados e países pela combinação entre tecnologia de ponta, sustentabilidade e viabilidade operacional. A previsão é que a linha entre Pinhais e Piraquara comece a operar até o fim deste ano.