
O Hospital Dom Malan (HDM) em Petrolina, pertencente a rede estadual de saúde no Sertão de Pernambuco, está participando de um projeto PROADI SUS – Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), por indicação do Ministério da Saúde.
Criado em 2009, o projeto RHP busca garantir a qualidade, a eficiência e a segurança dos serviços oferecidos aos pacientes de mais de 140 instituições que fazem parte do Sistema Único de Saúde. Acontecerão vários encontros entre os profissionais do Hospital Dom Malan e a equipe do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, entidade que conduzirá o projeto, com término previsto para dezembro de 2026.
A primeira visita da equipe técnica aconteceu no mês de setembro de 2025. “O Hospital Dom Malan foi selecionado para participar do ciclo longo que acontece em três módulos: de planejamento, de implementação e de monitoramento. Estamos agora na fase do módulo de planejamento, que é a organização, construção do plano de ação e capacitações presenciais. Temos também tele monitoramentos, acompanhamentos online que são sessões de aprendizagem virtuais com capacitação e formação das equipes do projeto dentro da instituição,” explicou a enfermeira Graziella Ribeiro Fonseca, que faz parte do projeto RHP conduzido pelo Sírio Libanês.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, e gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
“O objetivo é padronizar processos assistenciais ao implantar rotinas e protocolos médicos baseados em portarias e boas práticas, aprimorando o que já temos aqui no Hospital Dom Malan e a implantando novos protocolos,” explicou a diretora de ensino e pesquisa do HDM Ismep, Angélica Guimarães.
O treinamento é realizado junto às equipes multiprofissionais, de gestão, assistência e administrativas, envolvendo áreas de internação, Pronto-socorro Infantil (PSI), UTI pediátrica, Farmácia, Núcleo Interno de Regulação (NIR), Núcleo de segurança do paciente (NSP), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Engenharia Clínica. “Todos os nossos diretores, coordenadores e gerentes estão em treinamento. A proposta é que esse processo auxilie numa gestão com eficiência de recursos para garantir o melhor cuidado aos nossos pacientes,” destacou a diretora geral do HDM Ismep, Daniele Moreno.
Benefícios do Proadi-SUS
Entre os principais benefícios do Programa destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; e, ainda, a gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.
Mín. 16° Máx. 25°