
Feira de Santana amanheceu colorida de rosa e azul neste domingo (9), durante a realização da 3ª Caminhada do Amor, promovida pela Santa Casa de Misericórdia. O evento, que reuniu centenas de participantes, teve concentração no Shopping Avenida e seguiu pela Avenida Nóide Cerqueira, unindo duas importantes campanhas de prevenção: o Outubro Rosa, contra o câncer de mama, e o Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata.
O prefeito José Ronaldo participou da caminhada, ao lado de representantes da área da saúde, servidores municipais e da comunidade.
“A Caminhada do Amor é uma iniciativa que une solidariedade, fé e cuidado com a vida. É bonito ver tanta gente mobilizada em torno da saúde, da prevenção e da solidariedade. Eventos como este mostram o quanto Feira de Santana tem um povo participativo e consciente da importância de cuidar de si e do próximo”, destacou.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou a importância da ação como ferramenta de conscientização e incentivo à prática de atividade física.
“A caminhada é uma forma de unir pessoas e reforçar a mensagem da prevenção. Caminhar faz bem à saúde física e mental, e é uma das melhores formas de combater a obesidade, reduzir inflamações e prevenir diversos tipos de câncer. Além disso, Feira conta com espaços adequados e bem cuidados para a prática regular de exercícios”, pontuou.
A embaixadora desta edição, Zaíne Oliveira, falou sobre a emoção de participar do evento e sobre o impacto da iniciativa.
“É muito importante falar sobre prevenção e levar informação à população. A informação salva vidas. A Caminhada do Amor traz essa mensagem de forma leve e alegre, mostrando que cuidar da saúde pode ser também um ato de união e amor ao próximo”, afirmou.
Organizada pela Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara e da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a Caminhada do Amor tem se consolidado como uma das maiores ações de mobilização pela saúde na Bahia.
Durante o percurso, os participantes contaram com apresentações musicais, momentos de oração e confraternização. Além disso, o evento arrecadou alimentos não perecíveis destinados à Associação de Proteção à Pessoa com Câncer (AAPC) e à Associação de Apoio aos Pacientes do SUS (AAPSUS).
Mín. 16° Máx. 24°