Cidades Alagoinhas - BA
Conib 2025 começa com palestras internacionais e mostra científica em Alagoinhas
Alagoinhas abriu oficialmente, nesta sexta-feira, 07, o 6º Congresso Internacional da Cerveja (Conib 2025), dentro da programação do Bahia Beer F...
08/11/2025 13h54
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

Alagoinhas abriu oficialmente, nesta sexta-feira, 07, o 6º Congresso Internacional da Cerveja (Conib 2025), dentro da programação do Bahia Beer Festival. Juntamente com o Brazilian International Beer Awards (BBA), o congresso reúne especialistas, pesquisadores e representantes das cadeias produtivas cervejeiras brasileira e internacional, consolidando a cidade como a capital baiana da cerveja e um dos principais polos de conhecimento e inovação do setor na América Latina. O Bahia Beer Festival é promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo da Bahia (Setur).

O primeiro dia do congresso teve como destaque as palestras internacionais sobre inovação, mercado global e identidade cultural da cerveja artesanal. O chinês Tianchen Zou abriu a programação com “A ascensão da cerveja artesanal chinesa: como os cervejeiros chineses produzem de forma diferente”, destacando o avanço do setor na Ásia e a valorização de ingredientes regionais. Em seguida, o sueco Andreas Fält, referência mundial em exportação, apresentou “Exportar para a Europa e além”, mostrando caminhos para as cervejas brasileiras conquistarem novos mercados.

A sul-africana Lucy Corne trouxe um panorama sobre as tendências cervejeiras no continente africano, enquanto o brasileiro Ronaldo Rossi encantou o público ao tratar das harmonizações mais desafiadoras da gastronomia nacional. Encerrando o ciclo de palestras, o polonês Mateusz Puslescki apresentou os “tesouros cervejeiros” de seu país, como o Piwo Grodziskie e o Baltic Porter.

Além das conferências, o Conib iniciou sua Mostra Científica com trabalhos de estudantes e pesquisadores das áreas de Agronomia, Gastronomia, Engenharia, Turismo e Sustentabilidade, com destaque para os estudos “Rendimento da produção de álcool de segunda geração a partir de resíduos do processo cervejeiro”, de Camila de Oliveira Lima Souto (Ifba), e “Aproveitamento da polpa de café como adjunto de malte na produção de cerveja artesanal de alto valor agregado”, de Célia Regina Bastos dos Santos (Ufba).

O prefeito Gustavo Carmo enalteceu a iniciativa. “O conhecimento é essencial para promover nosso polo cervejeiro. E a participação acadêmica é essencial”, observou.

Para Develon da Rocha, organizador do evento e CEO da Sol Eventos, o congresso “é o início de uma jornada de intercâmbio técnico e cultural que posiciona a Bahia no mapa mundial da cerveja. O diálogo entre ciência, tradição e mercado é o que faz do Conib um evento único”.

Com mais de 80 inscritos, o congresso segue até domingo, 09, com a visita técnica ao Grupo Petrópolis e a aguardada cerimônia de premiação do Brazilian International Beer Awards (BBA), que anunciará novidades na cooperação internacional com o China International Beer Challenge.

Fotos: Roberto Fonseca/ Secom/Alagoinhas