
Em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado a conscientização sobre a saúde do homem, com foco principal na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de João Pessoa iluminou na cor azul o letreiro no Busto de Tamandaré e o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), como forma de chamar a atenção da população para o tema.


O serviço foi executado pela Diretoria de Iluminação Pública (Dilup) da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e pode ser conferido pelas pessoas que passam pelos locais. “Nós sabemos da importância da conscientização para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, então, neste mês de novembro, iluminamos em azul esses pontos importantes da cidade para chamar atenção da população para esse tema”, destacou Joyce Alves, diretora de Iluminação Pública.
Câncer de próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.


Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante.
Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, que realizará os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura.
Mín. 18° Máx. 21°