
O conceito de compartilhamento ganhou força e vem transformando também o mercado imobiliário. Segundo dados da consultoria PwC, o mercado de economia compartilhada deve movimentar cerca de US$ 335 bilhões em todo o mundo até este ano.Ese avanço abre espaço para novas formas de investimento e uso de propriedades, como as sociedades imobiliárias de segunda residência.
"Consumir deixou de estar ligado apenas à posse. O valor está nas experiências proporcionadas. Vemos isso em diferentes setores do luxo, em que consumidores de alto poder aquisitivo estão transferindo parte dos investimentos em bens para vivências".
A MyDoor atua com o modelo Smart Asset, que permite aos compradores adquirir participação em uma sociedade imobiliária proprietária do imóvel. Cada sócio tem direito de uso proporcional à sua fração e pode disponibilizar a unidade para locação quando não estiver utilizando.
"No caso da sociedade imobiliária, uma equipe especializada cuida de toda a manutenção do imóvel, desde a estrutura até roupas de cama, para que os sócios aproveitem o tempo livre sem preocupações. Assim, a segunda residência deixa de ser apenas um imóvel e se torna um verdadeiro patrimônio: um ativo inteligente com custos diluídos, estadias proporcionais e gestão profissional".
"As casas compartilhadas oferecem segurança, transparência e previsibilidade, somadas ao acesso a imóveis de alto padrão e flexibilidade de uso. O modelo ainda preserva a valorização do ativo e otimiza sua ocupação, atendendo tanto aos sócios quanto ao mercado de locação de curto prazo nos condomínios em que isso é permitido".
Segundo Roberto, as sociedades imobiliárias também refletem transformações comportamentais e demográficas. "O perfil predominante entre os clientes da MyDoor está entre 35 e 70 anos, com foco em lazer familiar. São famílias que buscam um espaço para reunir amigos e parentes em finais de semana, férias e feriados, além de pessoas que valorizam a convivência, hospitalidade e novas experiências".
"A perspectiva é de que as sociedades imobiliárias de segunda residência de alto padrão se tornem uma classe de ativos reconhecida dentro do setor imobiliário".
Mín. 19° Máx. 26°