
Os moradores da zona rural do município de Vitorino Freire, distante 300 km de São Luís, agora contam com três pontes mistas que garantem deslocamento com segurança para as demais localidades do município. A inauguração das obras ocorreu na tarde deste sábado (1º) e foi acompanhada pelo anúncio de novas ações da gestão estadual na cidade, especialmente na área do esporte e lazer.
A primeira ponte foi entregue no povoado Jacaré, batizada com o nome de Hilton Maciel. Com 30 metros de extensão e feita em materiais como aço e concreto, a estrutura integra o eixo entre Santa Inês e Vitorino Freire. Outras duas pontes foram entregues em seguida, a ponte sobre o Igarapé Chapéu Velho, no povoado Juçaral Mirim, e a ponte sobre o Igarapé do Fato, que interliga Juçaral Mirim ao Jacaré.
“Seguimos com a nossa agenda municipalista. Essa era uma demanda antiga, histórica, da população, pois no período chuvoso essas duas cidades [Vitorino Freire e Santa Inês] ficavam isoladas [...] Agradeço a todas as lideranças que nos ajudaram a montar esse projeto, de ligar os municípios através das pontes, para essa região sair do alagamento”, destacou o governador Carlos Brandão durante a solenidade de inauguração.
As obras foram executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e estão localizadas em povoados estratégicos que desempenham papel essencial tanto para o deslocamento da população quanto para o escoamento da produção agrícola.
O investimento na execução das três estruturas somou, aproximadamente, R$ 3 milhões. Feitas em aço e concreto, as pontes garantem estabilidade, resistência e durabilidade. O modelo foi escolhido considerando um elevado desempenho estrutural e condições de manutenção, consideradas de baixa necessidade.
O prefeito Ademar Magalhães, conhecido como Fogoió, agradeceu pela parceria com a gestão estadual. Ele lembrou que as pontes são apenas uma parte dos investimentos já realizados pelo Governo do Estado na região.
“Estou muito alegre por essas três pontes que foram construídas e quero agradecer ao Governo do Estado do Maranhão, que mandou um carro da polícia [para o policiamento ostensivo], Colégio Militar, cinco quilômetros de asfalto para 18 ruas do município. O governo está abraçando a causa de Vitorino Freire e hoje temos mais de 12 obras em andamento com a parceria do governo”, afirmou o prefeito.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, lembrou que o povoado fica 40 quilômetros distante da sede do município e que as obras de infraestrutura mudam a vida da população, garantindo bem-estar e segurança.
“O Governo do Estado tem investido no município, já inauguramos estádio, está em andamento o asfalto para vias urbanas, estamos reformando o Estádio Bandeirão, temos Colégio Militar, portanto o governo estadual está trabalhando em parceria com a prefeitura”, frisou o secretário.
Durante a inauguração das pontes, foi assinada a ordem de serviço para o início da pavimentação de 5 quilômetros de vias urbanas; uma Areninha Esportiva no povoado Juçaral dos Saraivas e outra no povoado Juçaral Mirim; além da reforma do Estádio Bandeirão no Povoado Jacaré. Essas ações vão contribuir para a descoberta de novos talentos no esporte e para mais qualidade de vida para os moradores da região.
Para a população, as obras representam um novo momento para a história do município. José Leandro, irmão de Hilton Maciel, homenageado em memória batizando a ponte, definiu a ocasião como de gratidão e felicidade.
“Temos várias autoridades nesse momento aqui no povoado e é um momento ímpar, um momento feliz da minha vida, da minha família, e, também, de toda a população de Vitorino Ferreira, especialmente aqui do Jacaré. Então, só tenho a agradecer”, disse.
A dona de casa Rosilene da Silva afirmou que as obras deixaram no passado um verdadeiro pesadelo para a população, especialmente para quem tem filhos e ficava preocupado com a ida até a escola, utilizando uma estrutura improvisada, no lugar de uma ponte.
“Antes era horrível, a gente quase não tinha acesso e quando tinha eu ficava morrendo de medo de passar. O ônibus escolar quase não passava, porque a ponte estava quebrada, era muito ruim. Graças a Deus melhorou, a gente agradece muito, é um sonho para todos do município, não apenas do Jacaré”, comentou.
Também morador do povoado Jacaré, o lavrador Manoel Francisco agradeceu pelo trabalho realizado. “Agora está melhor com essa ponte erguida e vai ajudar os moradores do inverno ao verão. Então, só tenho a agradecer”.
Mín. 19° Máx. 23°