
Com a expectativa de receber cerca de50 mil turistas de várias partes do mundodurante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, Belém vai receber11 Pontos de Informações Turísticas (PITs)instalados em diversos locais considerados estratégicos da cidade para garantiracolhimento e informações completas sobre a capital paraense— como atrativos turísticos, hospedagem, alimentação, serviços de saúde, transporte, passeios, entre outros assuntos — aos visitantes.
Os PITs serão compostos portotens e loungese contarão com profissionais bilíngues, fluentes em português, inglês e espanhol. Ao todo,54 profissionais atuarãonesses pontos durante a COP-30. A iniciativa é da a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), em parceria com o Governo do Estado do Pará, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Equatorial Energia.

Segundo o diretor de Turismo da Semcult, Thierry Morais, os totens serão estruturas menores, equipadas comtelas de LED interativas. Nelas, os visitantes poderão utilizarfones de ouvido para ouvir e assistir históriassobre os pontos turísticos de Belém e do Brasil, disponíveis em vários idiomas. “Além da tecnologia, cada espaço contará com profissionais capacitados para fornecer todas as informações que o turista desejar”, explica Morais.
Já osloungesserão espaços maiores e mais confortáveis, preparados para atender umfluxo maior de visitantes. Eles estarão localizados naEstação das Docas, Solar da Beira, Mercado de São Brás, Parque do Utinga, Aeroporto Internacional de Belém – Val-de-Cans e Porto de Outeiro.
Os totens ficarão instalados noTerminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto, Porto Futuro II, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças e Terminal Hidroviário Rui Barata.

São pontos que possuem o maior fluxo de pessoas diariamente”, afirma o diretor, destacando que esta é aprimeira vez que Belém recebe uma estrutura desse portevoltada exclusivamente ao atendimento de turistas.
Mais do que oferecer informações sobre a cidade-sede da COP-30, os PITs, segundo ele, representam “um espaço de acolhimento para que os turistas se sintam em casa, desejem voltar e indiquem Belém como destino para os amigos”.
Morais ainda completa: “Vamos mostrar o que há de melhor em Belém — nossa gastronomia, música e a riqueza das culturas paraenses”.

Confira os locais e horários dos Pontos de Informações Turísticas:
Mín. 19° Máx. 27°