16°C 21°C
Balneário Camboriú, SC
Publicidade

SuperAção SP é apresentado à vice-prefeita de Nova York em encontro sobre políticas sociais

Programa paulista de superação da pobreza foi destaque em reunião da Secretaria de Desenvolvimento Social com Suzanne Miles-Gustave

30/10/2025 às 09h51
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Vice-prefeita de Nova York para Saúde e Serviços Humanos ao lado de time da Seds. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Vice-prefeita de Nova York para Saúde e Serviços Humanos ao lado de time da Seds. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) recebeu, nesta terça-feira (28), a vice-prefeita de Nova York para Saúde e Serviços Humanos, Suzanne Miles-Gustave. A representante americana está no Brasil para participar do Fórum São Paulo da Longevidade e aproveitou a oportunidade para conhecer as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Recepcionada pela secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, Suzanne Miles-Gustave participou do encontro técnico conduzido pelo subsecretário de Políticas Públicas, Angelo Luiz Viana, pela chefe de gabinete, Flávia Pierry, e pelo diretor de Desenvolvimento Social e coordenador do SuperAção SP, Marcelo Ricci.

Além de discutirem iniciativas voltadas ao acolhimento de pessoas idosas, ao combate à fome e à prevenção ao uso de substâncias, foi apresentado à vice-prefeita o programa inédito de superação da pobreza no Estado de São Paulo, o SuperAção SP .

A apresentação contou com dados positivos de resultados de iniciativas semelhantes implementadas em outros países, como a do Chile, que serviram de referência para a criação do SuperAção SP. Os representantes da pasta também explicaram que o programa parte do princípio de que cada família possui sua própria realidade . Por isso, oferece duas trilhas: Proteção Social e Superação da Pobreza, cada uma com características específicas.

“A troca de experiências internacionais é extremamente importante para entendermos como outros países lidam com situações de vulnerabilidade social e pobreza em seus territórios e para aprimorarmos, a partir destas referências, as políticas públicas que desenvolvemos aqui em São Paulo”, destacou o subsecretário de Políticas Públicas, Angelo Luiz Viana.

Sobre o SuperAção SP

O Programa SuperAção SP está baseado em duas trilhas de atendimento . A primeira, de Proteção Social, é voltada a famílias com barreiras severas de inclusão, como dependência de cuidados, idade avançada ou baixa escolaridade. Já a trilha de Superação da Pobreza atende famílias com perfil ativo para o mercado de trabalho.

A primeira onda do programa foi iniciada com a adesão de 48 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista. Todos foram selecionados a partir de critérios como concentração de pobreza, Produto Interno Bruto (PIB) local e taxa de ocupação (potencial do mercado de trabalho).

Com investimento inicial de R$ 500 milhões para operacionalização do programa, além do orçamento de todas as demais políticas estaduais, o SuperAção SP reúne 29 políticas públicas de diferentes secretarias em uma jornada completa de atendimento às famílias em vulnerabilidade social.

Na primeira onda, o Estado vai disponibilizar R$ 110 milhões em cofinanciamento para os municípios que aderirem ao programa. Os recursos poderão ser usados para implantar ou ampliar serviços socioassistenciais como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendimento domiciliar, entre outros.

Mais do que recursos financeiros, o programa oferece uma rede de suporte técnico e institucional, fortalecendo a capacidade das prefeituras de atuar na superação da pobreza e na inclusão produtiva. O SuperAção SP contribuirá, ainda, para aprimorar a governança, centralizar informações e otimizar o uso dos recursos municipais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias